sábado, 21 de setembro de 2013

PROJETO TRILHAS :A CASA SONOLENTA

                                           PROJETO TRILHAS: A CASA SONOLENTA
PROJETO TRABAHADO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL ´PRÉ ESCOLAR FASE III (5 ANOS)
EMEB ANA TEREZA ARCOS KRAUSE.



Ouvir histórias é uma atividade presente em nossa cultura. Sabemos que as crianças podem desenvolver o gosto de ouvir e ler  histórias, e este é um dos maiores desafios da escola. As histórias com repetição :crianças pequenas aprendem sobre a vida por meio da repetição e gostam de rever e refazer caminhos, gestos,descobertas. Com a linguagem, não é diferente. As histórias com repetição oferecem às crianças a possibilidade de imaginar acontecimentos, que ocorrem de forma muito parecida, diversas vezes em uma mesma narrativa a repetição ajuda na compreensão da história por parte das  crianças
Atividade  
Conhecer o livro
O professor apresenta o livro A casa sonolenta, chama a atenção para a ilustração da capa, propõe possíveis relações entre a ilustração e o título da história, convida as crianças a localizar o título e, por fim, lê a história em voz alta.
Roteiro de trabalho
Preparação.
Ler o primeiro parágrafo da contracapa do livro, destacando as perguntas que deixarão as crianças curiosas para desvendar o fim da história.
Realizar a leitura da história em voz alta para as crianças com o livro voltado para elas, para que vejam as ilustrações enquanto escutam a história.
Ao apresentar o livro “por fora”, explorando a capa, a contracapa, o título e o autor, as crianças aprendem sobre o livro como objeto e suas características.
Ao observar o livro “por dentro”, explorando suas páginas internas antes da leitura, favorece-se que as crianças imaginem e antecipem a história do livro.
Ao lançar perguntas às crianças antes de ler, possibilita-se que elas sejam mais ativas na escuta da história.
Esse livro apresenta muitos detalhes, o que o torna tão apreciado pelas crianças. O professor pode relê-lo outras vezes, propondo diferentes atividades, como:

Entregar o livro nas mãos das crianças (indo de uma em uma) e sugerir que observem os detalhes das ilustrações,
Aproximando e distanciando os olhos do livro para que observem o que muda.

O que é possível fazer em casa
-sugerir que as crianças contem aos pais que aprenderam uma nova história e comentem sobre as ilustrações do livro.
Organização do espaço e das crianças
Essa é uma atividade coletiva. Você pode decidir com as crianças como elas ficarão organizadas, mas o importante é que todas consigam visualizar o livro.

Orientações para o professor
Mostrar o livro para as crianças. Você pode dizer: “Hoje vocês conhecerão um novo livro!
Explicar às crianças que elas primeiro observarão a capa do livro, pensando no que podem saber sobre a história antes mesmo de lê-la. Pode-se dizer: “Será que vocês conseguem me dizer do que se trata essa história antes mesmo que eu leia? Olhem a capa”.
Apresentar o livro às crianças destacando a ilustração da capa. Perguntar o que a ilustração sugere. Explorar os detalhes da ilustração. A intenção não é de que as crianças deem a resposta certa, mas que relacionem as pistas oferecidas com seus conhecimentos anteriores. Perguntar às crianças como elas acham que essa história se chama. Escutar suas observações, estimulando-as a estabelecer relações. Você pode perguntar: “Será que está escrito no título os nomes desses personagens que estão dormindo?” Ler o título.
Convidar as crianças a observar as ilustrações internas do livro. Mostrar apenas as primeiras páginas, ajudando-as a pensar sobre o assunto da história a partir das ilustrações que estão observando. Chamar a atenção para os diferentes personagens e suas ações. Lançar uma pergunta que as ajude a acompanhar a leitura:
“Parece que nessa casa todos estão dormindo... Será que vão continuar assim até o fim da história?”
Fazer antecipações sobre os acontecimentos da história.
O que as crianças podem pensar, dizer e fazer.
Falar sobre as ilustrações tentando fazer antecipações da história.
Ler a história e, no fim, convidar as crianças a falar sobre a narrativa. Peça que apontem as partes de que mais gostaram para que você possa reler ou que falem de que personagens se lembram.
O que as crianças podem aprender
Ao falar sobre a história antes de ler o livro (relacionando o texto com a ilustração), favorece-se que as crianças imaginem e antecipem a narrativa.
Ao apresentar o livro “por fora” e “por dentro”, explorando a capa, o título e as ilustrações, as crianças aprendem sobre o livro como objeto e observam suas características.
Ao ler a história para as crianças, contribui-se para que elas aprendam alguns comportamentos típicos de leitores: ler com ritmo e entonação, antecipar e verificar o conteúdo da história, comentar o texto depois da leitura, etc.
·         Perguntar sobre o conteúdo da história, deixando as crianças mais curiosas e atentas à leitura.

·         Analisar a capa e a contracapa do livro, bem como suas ilustrações, observando os detalhes para poder destacá-los na conversa com as crianças. .

Essa é uma atividade coletiva. É importante garantir que todas vejam o livro.
·         Organizar as crianças sentadas em roda, de forma que todas possam se ver e estejam próximas do livro, que estará nas mãos do professor.

·         Apontar o local onde está escrito o nome da autora e ler para as crianças. Perguntar a elas de quem é esse nome, dizendo, por exemplo: “aqui está escrito :
‘Audrey wood’. De quem será esse nome?” Se as crianças comentarem que é o nome de quem escreveu o livro, o professor pode informar que quem escreve livros é chamado de autor  ou autora.abrir o livro ao meio, e pedir que observem que a ilustração da contracapa ocupa as duas páginas centrais.
Convidar as crianças a observar as ilustrações da contra capa para ver se eles obsevam algum personagem da historia e comentar sobre quem aparece. É interessante não confirmar nem negar as hipóteses das crianças.
O que mais é possível fazer
Em outros momentos de leitura desse livro, você pode retomar a apresentação destacando outras informações presentes na contracapa, A cada leitura é importante variar o aspecto do livro a ser explorado.
O que é possível fazer em casa
Você pode sugerir que as crianças contem aos seus pais, colegas e vizinhos sobre a nova história que conheceram.:
  • Fazer coletivamente a ordenação dos primeiros personagens que deitam na cama.
  • Reler com as crianças essa parte da história e conferir se colocaram as cartelas na ordem certa.
  • Recordar a sequencia em que os animais acordam e saem da cama.
  • Finalizando a história...
  • Propor a ordenação dos personagens da história com cartelas e que façam desenhos dessa ordenação.
  • Reler partes da história para verificar se ordenaram na ordem correta.
  • Desenhar:
ü  Partes da história
ü  O início ou o fim da história
  • Mostrar página da avó deitada na cama e perguntar que personagem é esse e o que está fazendo.
  • Escrever no quadro a resposta das crianças
  • Repetir esta orientação para outros personagens.
  • Chamar atenção para UM, UMA, nome, ação que estão fazendo.
  • Ordenar as tiras de papel.
Fazer tiras de papel com  frases  da historia:


             ATIVIDADES REALIZADAS PARA ESSE PROJETO


              EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÉ ESCOLAR III FASE ( 5 ANOS)


A CASA SONOLENTA
FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO PARA O TEXTO:

UMA  CASA  SONOLENTA UMA CAMA ACONCHEGANTE UMA AVÓ RONCANDO,UM MENINO SONHANDO,UM GATO RESSONANDO, UM RATO DORMITANDO,
UMA PULGA ACORDADA,NUMA CASA SONOLENTA,ONDE TODOS VIVIAM DORMIND
O



 Fichas para cartelas – sequência ordem dos acontecimentos












FICHAS DE LEITURA
CACHORRO


GATO
PULGA
MENINO



                     VÓ

                 CASA           

                
                RATO                 




SEQUÊNCIA  DA HISTÓRIA

UMA AVÓ RONCANDO
UM MENINO SONHANDO
UM CACHORRO COCHILANDO
UM GATO RESSONANDO
UM RATO DORMITANDO
UMA PULGA ACORDADA

















HISTÓRIA

        


A CASA SONOLENTA
ERA  UMA  VEZ   UMA
CASA  SONOLENTA
ONDE TODOS VIVIAM  DORMINDO.
NESSA CASA   TINHA
UMA CAMA,UMA CAMA
ACONCHEGANTE,
NUMA
CASA SONOLENTA,
ONDE TODOS VIVIAM
DORMINDO.
NESSA CAMA
TINHA UMA AVÓ,
UMA AVÓ RONCANDO,
NUMA CAMA
ACONCHEGANTE,
NUMA CASA
SONOLENTA,
ONDE TODOS VIVIAM
DORMINDO
EM CIMA DESSA AVÓ
TINHA UM MENINO,
UM MENINO SONHANDO,
EM CIMA DE UMA AVÓ
RONCANDO,
NUMA CAMA
ACONCHEGANTE,
NUMA CASA SONOLENTA,
ONDE TODOS VIVIAM
DORMINDO.
EM CIMA DESSE MENINO
TINHA UM CACHORRO,
UM CACHORRO
COCHILANDO,
EM CIMA DE UM
MENINO SONHANDO,
EM CIMA DE UMA AVÓ RONCANDO,
NUMA CAMA ACONCHEGANTE,
NUMA CASA SONOLENTA
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO
EM CIMA DESSE
CACHORRO TINHA UM GATO
UM GATO RESSONANDO,
EM CIMA DE UM CACHORRO
COCHILANDO,
EM CIMA DE UM
MENINO SONHANDO,
EM CIMA DE UMA AVÓ RONCANDO,
NUMA CAMA ACONCHEGANTE,
NUMA CASA SONOLENTA,
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO
EM CIMA DESSE GATO
TINHA UM RATO,
UM RATO DORMITANDO,
EM CIMA DE UM GATO RESSONANDO,
EM CIMA DE UM CACHORRO
COCHILANDO,
EM CIMA DE UM
MENINO SONHANDO,
EM CIMA DE UMA AVÓ RONCANDO,
NUMA CAMA ACONCHEGANTE,
NUMA CASA SONOLENTA,
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO
E EM CIMA DESSE RATO
TINHA UMA PULGA...
SERÁ POSSÍVEL?
UM PULGA ACORDADA,
QUE PICOU O RATO,
QUE ASSUSTOU O
GATO,
QUE ARRANHOU O CACHORRO,
QUE CAIU SOBRE O MENINO,
QUE DEU UM SUSTO NA AVÓ,
QUE QUEBROU A CAMA,
NUMA CASA SONOLENTA,
ONDE NINGUÉM MAIS ESTAVA DORMINDO.




AUTOR : AUDREY   WOOD




                             Referencia   Bibliografica

  De Audrey Wood, ilustrado por Don Wood.
São Paulo: Editora Ática, 2005.


FOTOS  ANEXOS





















Nenhum comentário:

Postar um comentário