PROJETO TRABAHADO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL ´PRÉ ESCOLAR FASE III (5 ANOS)
EMEB ANA TEREZA ARCOS KRAUSE.

Ouvir histórias é uma atividade presente em nossa cultura. Sabemos que as crianças podem desenvolver o gosto de ouvir e ler histórias, e este é um dos maiores desafios da escola. As histórias com repetição :crianças pequenas aprendem sobre a vida por meio da repetição e gostam de rever e refazer caminhos, gestos,descobertas. Com a linguagem, não é diferente. As histórias com repetição oferecem às crianças a possibilidade de imaginar acontecimentos, que ocorrem de forma muito parecida, diversas vezes em uma mesma narrativa a repetição ajuda na compreensão da história por parte das crianças
Atividade
Conhecer o livro
O professor apresenta o livro A casa sonolenta, chama a atenção para a ilustração da capa, propõe possíveis relações entre a ilustração e o título da história, convida as crianças a localizar o título e, por fim, lê a história em voz alta.
Roteiro de trabalho
Preparação.
Ler o primeiro parágrafo da contracapa do livro, destacando as perguntas que deixarão as crianças curiosas para desvendar o fim da história.
Realizar a leitura da história em voz alta para as crianças com o livro voltado para elas, para que vejam as ilustrações enquanto escutam a história.
Ao apresentar o livro “por fora”, explorando a capa, a contracapa, o título e o autor, as crianças aprendem sobre o livro como objeto e suas características.
Ao observar o livro “por dentro”, explorando suas páginas internas antes da leitura, favorece-se que as crianças imaginem e antecipem a história do livro.
Ao lançar perguntas às crianças antes de ler, possibilita-se que elas sejam mais ativas na escuta da história.
Esse livro apresenta muitos detalhes, o que o torna tão apreciado pelas crianças. O professor pode relê-lo outras vezes, propondo diferentes atividades, como:
Entregar o livro nas mãos das crianças (indo de uma em uma) e sugerir que observem os detalhes das ilustrações,
Aproximando e distanciando os olhos do livro para que observem o que muda.
O que é possível fazer em casa
-sugerir que as crianças contem aos pais que aprenderam uma nova história e comentem sobre as ilustrações do livro.
Organização do espaço e das crianças
Essa é uma atividade coletiva. Você pode decidir com as crianças como elas ficarão organizadas, mas o importante é que todas consigam visualizar o livro.
Orientações para o professor
Mostrar o livro para as crianças. Você pode dizer: “Hoje vocês conhecerão um novo livro!”
Explicar às crianças que elas primeiro observarão a capa do livro, pensando no que podem saber sobre a história antes mesmo de lê-la. Pode-se dizer: “Será que vocês conseguem me dizer do que se trata essa história antes mesmo que eu leia? Olhem a capa”.
Apresentar o livro às crianças destacando a ilustração da capa. Perguntar o que a ilustração sugere. Explorar os detalhes da ilustração. A intenção não é de que as crianças deem a resposta certa, mas que relacionem as pistas oferecidas com seus conhecimentos anteriores. Perguntar às crianças como elas acham que essa história se chama. Escutar suas observações, estimulando-as a estabelecer relações. Você pode perguntar: “Será que está escrito no título os nomes desses personagens que estão dormindo?” Ler o título.
Convidar as crianças a observar as ilustrações internas do livro. Mostrar apenas as primeiras páginas, ajudando-as a pensar sobre o assunto da história a partir das ilustrações que estão observando. Chamar a atenção para os diferentes personagens e suas ações. Lançar uma pergunta que as ajude a acompanhar a leitura:
“Parece que nessa casa todos estão dormindo... Será que vão continuar assim até o fim da história?”
Fazer antecipações sobre os acontecimentos da história.
O que as crianças podem pensar, dizer e fazer.
Falar sobre as ilustrações tentando fazer antecipações da história.
Ler a história e, no fim, convidar as crianças a falar sobre a narrativa. Peça que apontem as partes de que mais gostaram para que você possa reler ou que falem de que personagens se lembram.
O que as crianças podem aprender
Ao falar sobre a história antes de ler o livro (relacionando o texto com a ilustração), favorece-se que as crianças imaginem e antecipem a narrativa.
Ao apresentar o livro “por fora” e “por dentro”, explorando a capa, o título e as ilustrações, as crianças aprendem sobre o livro como objeto e observam suas características.
Ao ler a história para as crianças, contribui-se para que elas aprendam alguns comportamentos típicos de leitores: ler com ritmo e entonação, antecipar e verificar o conteúdo da história, comentar o texto depois da leitura, etc.
· Perguntar sobre o conteúdo da história, deixando as crianças mais curiosas e atentas à leitura.
· Analisar a capa e a contracapa do livro, bem como suas ilustrações, observando os detalhes para poder destacá-los na conversa com as crianças. .
Essa é uma atividade coletiva. É importante garantir que todas vejam o livro.
· Organizar as crianças sentadas em roda, de forma que todas possam se ver e estejam próximas do livro, que estará nas mãos do professor.
· Apontar o local onde está escrito o nome da autora e ler para as crianças. Perguntar a elas de quem é esse nome, dizendo, por exemplo: “aqui está escrito :
‘Audrey wood’. De quem será esse nome?” Se as crianças comentarem que é o nome de quem escreveu o livro, o professor pode informar que quem escreve livros é chamado de autor ou autora.abrir o livro ao meio, e pedir que observem que a ilustração da contracapa ocupa as duas páginas centrais.
Convidar as crianças a observar as ilustrações da contra capa para ver se eles obsevam algum personagem da historia e comentar sobre quem aparece. É interessante não confirmar nem negar as hipóteses das crianças.
O que mais é possível fazer
Em outros momentos de leitura desse livro, você pode retomar a apresentação destacando outras informações presentes na contracapa, A cada leitura é importante variar o aspecto do livro a ser explorado.
O que é possível fazer em casa
Você pode sugerir que as crianças contem aos seus pais, colegas e vizinhos sobre a nova história que conheceram.:
- Fazer coletivamente a ordenação dos primeiros personagens que deitam na cama.
- Reler com as crianças essa parte da história e conferir se colocaram as cartelas na ordem certa.
- Recordar a sequencia em que os animais acordam e saem da cama.
- Finalizando a história...
- Propor a ordenação dos personagens da história com cartelas e que façam desenhos dessa ordenação.
- Reler partes da história para verificar se ordenaram na ordem correta.
- Desenhar:
ü Partes da história
ü O início ou o fim da história
- Mostrar página da avó deitada na cama e perguntar que personagem é esse e o que está fazendo.
- Escrever no quadro a resposta das crianças
- Repetir esta orientação para outros personagens.
- Chamar atenção para UM, UMA, nome, ação que estão fazendo.
- Ordenar as tiras de papel.
Fazer tiras de papel com frases da historia:
ATIVIDADES REALIZADAS PARA ESSE PROJETO
EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÉ ESCOLAR III FASE ( 5 ANOS)
A CASA SONOLENTA
FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO PARA O TEXTO:
UMA CASA SONOLENTA UMA CAMA ACONCHEGANTE UMA AVÓ RONCANDO,UM MENINO SONHANDO,UM GATO RESSONANDO, UM RATO DORMITANDO,
UMA PULGA ACORDADA,NUMA CASA SONOLENTA,ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO
Fichas para cartelas – sequência ordem dos acontecimentos
SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA
UMA AVÓ RONCANDO
|
UM MENINO SONHANDO
|
UM CACHORRO COCHILANDO
|
UM GATO RESSONANDO
|
UM RATO DORMITANDO
|
UMA PULGA ACORDADA
|
HISTÓRIA
A CASA SONOLENTA
|
ERA UMA VEZ UMA
|
CASA SONOLENTA
|
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO.
NESSA CASA TINHA
|
UMA CAMA,UMA CAMA
|
ACONCHEGANTE,
NUMA
|
CASA SONOLENTA,
|
ONDE TODOS VIVIAM
|
DORMINDO.
|
NESSA CAMA
|
TINHA UMA AVÓ,
UMA AVÓ RONCANDO, |
NUMA CAMA
|
ACONCHEGANTE,
|
NUMA CASA
|
SONOLENTA,
|
ONDE TODOS VIVIAM
|
DORMINDO
|
EM CIMA DESSA AVÓ
|
TINHA UM MENINO,
|
UM MENINO SONHANDO,
EM CIMA DE UMA AVÓ |
RONCANDO,
NUMA CAMA |
ACONCHEGANTE,
|
NUMA CASA SONOLENTA,
|
ONDE TODOS VIVIAM
|
DORMINDO.
|
EM CIMA DESSE MENINO
|
TINHA UM CACHORRO,
|
UM CACHORRO
|
COCHILANDO,
|
EM CIMA DE UM
|
MENINO SONHANDO,
|
EM CIMA DE UMA AVÓ RONCANDO,
|
NUMA CAMA ACONCHEGANTE,
|
NUMA CASA SONOLENTA
|
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO
|
EM CIMA DESSE
|
CACHORRO TINHA UM GATO
|
UM GATO RESSONANDO,
EM CIMA DE UM CACHORRO |
COCHILANDO,
EM CIMA DE UM |
MENINO SONHANDO,
|
EM CIMA DE UMA AVÓ RONCANDO,
|
NUMA CAMA ACONCHEGANTE,
|
NUMA CASA SONOLENTA,
|
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO
|
EM CIMA DESSE GATO
|
TINHA UM RATO,
|
UM RATO DORMITANDO,
|
EM CIMA DE UM GATO RESSONANDO,
EM CIMA DE UM CACHORRO |
COCHILANDO,
EM CIMA DE UM |
MENINO SONHANDO,
|
EM CIMA DE UMA AVÓ RONCANDO,
|
NUMA CAMA ACONCHEGANTE,
|
NUMA CASA SONOLENTA,
|
ONDE TODOS VIVIAM DORMINDO
|
E EM CIMA DESSE RATO
|
TINHA UMA PULGA...
SERÁ POSSÍVEL?
|
UM PULGA ACORDADA,
|
QUE PICOU O RATO,
QUE ASSUSTOU O |
GATO,
QUE ARRANHOU O CACHORRO, |
QUE CAIU SOBRE O MENINO,
|
QUE DEU UM SUSTO NA AVÓ,
QUE QUEBROU A CAMA, |
NUMA CASA SONOLENTA,
|
ONDE NINGUÉM MAIS ESTAVA DORMINDO.
|
AUTOR : AUDREY WOOD
|
Referencia Bibliografica
De Audrey Wood, ilustrado por Don Wood.
São Paulo: Editora Ática, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário