PROJETO FOLCLORE.
EDUCAÇÃO INFANTIL-PRÉ ESCOLAR FASE III (5 ANOS
EMEB ANA TEREZA ARCOS KRAUSE.
LENDAS E PARLENDAS
TEMA: Folclore
DURAÇÃO:
TEMAS
TRANSVERSAIS: Ética,
Cidadania, Meio Ambiente, Natureza e Sociedade.
Atividades
de intervenção para os alunos com maiores dificuldades
Alfabeto
móvel, crachá dos nomes sopa de letrinhas, trabalhar a memória sequencial com
formas, letras e cores.
INTRODUÇÃO: A abordagem do tema parte da necessidade de resgatar os
valores culturais da nossa cidade, como também é uma forma de despertar nos
alunos o interesse pela leitura e escrita.
O folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular. É uma
herança deixada pelos nossos antepassados e transmitidos para os alunos através
de brincadeiras, adivinhas, danças, musicas, lendas, parlendas, adivinhas, provérbios
brincadeiras de roda.
Ao trabalhar este tema buscamos alem
de incentivar o conhecimento da cultura brasileira como também, proporcionar
aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore.
OBJETIVO GERAL: Despertar e estimular o prazer pela cultura popular,
valorizando as manifestações folclóricas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-
conhecer algumas lendas e parlendas, brincadeiras, adivinhas, danças, musicas,
adivinhas, provérbios brincadeiras de roda.
do nosso folclore;
construir um saco de fantasia com algumas representações folclóricas.
- desenvolver a linguagem oral, como
também a criatividade;
- ler, recontar e ilustrar brincadeiras,
adivinhas, danças, musicas, lendas, parlendas, provérbios e
brincadeiras de roda.
- compreender o significado do
folclore;
- memorizar e reproduzir
por meio do desenho ou da fala, rimas e parlendas;
-Fazer leitura deleite das
advinhas,parlendas,lendas,trava-língua,provérbios.
METODOLOGIA
Durante o projeto, nas rodas de
histórias, os alunos estarão conhecendo lendas (saci perere, iara, lobisomem, mula
sem cabeça). O que são? Quais são as mais populares? A cada dia uma nova lenda será contada e
relembrada no dia seguinte, a fim de que os alunos participem e registrem como quiser (desenho,reproduzindo na
oralidade) a forma como entenderam.
Vamos
trabalhar a parlenda: No saco de fantasia será
colocado todas fichas com parlendas,
trava-línguas, imagens representando brincadeiras (como crianças pulando corda,
pião, pipas, bolinhas de gude), objetos usados em brincadeiras (como bola para
fazer chute ao gol), brinquedos. Para que os alunos se envolvam com o saco de fantasia, criando expectativas
boas a respeito. Os alunos irá pegar uma ficha e dependendo da ficha os alunos
irão fazer o que determina a ficha. Por exemplo se a ficha for um versinho
conhecido, eles completaram a frase com a rima correta.
Outras parlendas serão trabalhadas no decorrer do projeto, pois algumas brincadeiras serão montadas com elas, como por exemplo, “parlendas embaralhadas, adoleta etc”.
Primeiro realizar a leitura apontando as palavras do cartaz para as crianças memorizem.
Serão feitas algumas intervenções. (Pedir que crianças vá até o cartaz e aponte palavras reconhecida por ele.
CONTEÚDOS:
Recursos:
Instrumentos tecnológicos mídia ; TV, vídeo, slide, tablet
Livros, revistas, jornais, tinta guache e outros;
Espaço Físico;
Cartazes, figuras, fichas de leitura, livros sobre o folclore.saco de fantasias
Linguagem: capacidades- (1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-14-15-16-17-18-19-20).
Rotina de sala de aula (oração, regras de convivência, crachás).
Explorando os cartazes (roda do tempo, lista de chamada, calendário, quantos somos? Alfabeto e números) trabalhar as lendas, parlendas, adivinhas, trava língua
.
Trabalhando o alfabeto.
o que é o folclore?
o que são lendas e parlendas
letras iniciais e letras finais
adivinhas
lendas
parlendas
rimas
caça- palavras
bingo de palavras
alfabeto móvel
Matemática: capacidades (1-2-3-4-6-7-8-9-10-11-12-13-14-15-18)
relacionar números e quantidades;
diferenciar números e letras;
mais, menos e mesma quantidade;
representação de quantidades;
tamanho maior e menor;
usando a mídia tablet para que as crianças possam manuseá-lo, com brincadeiras do jogo da memória, encaixe na sombra correta.
Avaliação:
No decorrer do desenvolvimento do Projeto o professor estará observando as atitudes das crianças no desenvolvimento das atividades, avaliando os resultados alcançados através da participação de cada aluno e em grupo.
.























CARTAZ DA PARLENDA
COLOCANDO O CARTAZ EM EXPOSIÇÃO NA SALA
DE AULA.
HOJE É DOMINGO
PÉ DE CACHIMBO
CACHIMBO É DE OURO
BATE NO TOURO
O TOURO É VALENTE
BATE NA GENTE
A GENTE É FRACO
CAI NO BURACO
PÉ DE CACHIMBO
CACHIMBO É DE OURO
BATE NO TOURO
O TOURO É VALENTE
BATE NA GENTE
A GENTE É FRACO
CAI NO BURACO
BURACO É FUNDO
ACABOU-SE O MUNDO
ACABOU-SE O MUNDO
Utilizando o cartaz para estimular a leitura.
VAMOS LER A PARLENDA:

PÉ DE CACHIMBO
CACHIMBO É DE OURO
BATE NO TOURO
O TOURO É VALENTE
BATE NA GENTE
A GENTE É FRACO
CAI NO BURACO
BURACO É FUNDO
ACABOU-SE O MUNDO
AGORA ESCREVA AS PALAVRAS DA PARLENDA E CONTE AS LETRAS:
T
|
O
|
U
|
R
|
O
|
C
|
A
|
C
|
H
|
I
|
M
|
B
|
O
|
ESCONDE- ESCONDE:
ESCREVA
A PALAVRA SACI PERERÊ AO LADO DO DESENHO:
DESENHE
UMA LENDA QUE VOCÊ CONHECE, ESCREVA DO SEU JEITO O NOME DESSA LENDA.
PARLENDA
VAMOS LER A
PARLENDA ACIMA E PINTAR OS PEDACINHOS QUE POSSSUEM O MESMO SOM:
CIRCULAR NA PARLENDA ACIMA COM A MESMA COR PALAVRAS
QUE TERMINAM.
COM: ÃO E
PROCURE ESSES PEDACINHOS NO CAÇA-
PALAVRAS ABAIXO:
T
|
I
|
A
|
P
|
M
|
Ã
|
O
|
X
|
S
|
C
|
H
|
Ã
|
O
|
Z
|
B
|
C
|
U
|
T
|
I
|
A
|
D
|
C
|
I
|
P
|
Ó
|
F
|
V
|
Ó
|
C
|
O
|
R
|
A
|
Ç
|
Ã
|
O
|
FICHAS PARA LEITURA
|
LOBISOMEM
|
|
IARA
|
![]() |
BOTO
|
SACI-PERERÊ
|
|
|
MULA-SEM-CABEÇA
|
|
BOITATÁ
|
|
CURUPIRA
|
|
BOI BUMBÁ
|
|
CACHIMBO
|
|
TOURO
|
LOBISOMEM
|
IARA
|
BOTO
|
SACI-PERERÊ
|
MULA-SEM-CABEÇA
|
BOITATÁ
|
CURUPIRA
|
BOI BUMBÁ
|
CACHIMBO
|
TOURO
|
REPRESENTAÇÃO FOLCLORICA POR IMAGENS
PARA TRABALHAR O SACO DE FANTASIA
PARA TRABALHAR O SACO DE FANTASIA
CONCLUSÃO DA APLICAÇÃO DO SACO DE FANTASIA
Algumas atividades
chamavam mais atenção do que outras, mas no geral todas as fichas foram bem
aceitas. A cada criança que retirava uma ficha, uma nova atividade era
realizada e assim a aula tornou-se muito mais atrativa e prazerosa. O que nos
mostra que no cotidiano de pré-escolas e creches, das rubricas humanas o homo ludens deve prevalecer sobre o homo sapiens.
Uma brincadeira que
causou surpresa foi O que é o que é?
Não acreditávamos ser possível realizar com as crianças de 5 anos, no entanto
nos surpreenderam com o resultado, com o empenho em adivinhar a resposta ou
dizer algumas que conheciam. Foi um brincar pelo prazer de brincar.
VIDEOS
Referencias Bibliografia:
http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/patati-patata/1095339-folclore brasileiro /ttp://www.google.com.br/#gs_rn=15&gs_ri=psy-ab&suggest=p&cp=4&gs_id=v&xhr=t&q=coelho&es_nrs=true&pf=p&output=search&sclient=psy-ab&oq=coel&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.47244034,d.dmQ&fp=552744a5c6a3c135&biw=1024&bih=499
http://www.atividadeeduca.com/2012/08/atividades-educação infantil folclore
Livro de história com mitos de nosso folclore
Livro didático: Dia-Dia do professor