domingo, 22 de setembro de 2013

PROJETO FOLCLORE

                           PROJETO FOLCLORE.

EDUCAÇÃO INFANTIL-PRÉ ESCOLAR FASE III (5 ANOS

  EMEB ANA TEREZA ARCOS KRAUSE.                            



                                      LENDAS E PARLENDAS


TEMA: Folclore
DURAÇÃO: 
TEMAS TRANSVERSAIS: Ética, Cidadania, Meio Ambiente, Natureza e Sociedade.






Atividades de intervenção para os alunos com maiores dificuldades
Alfabeto móvel, crachá dos nomes sopa de letrinhas, trabalhar a memória sequencial com formas, letras e cores.

INTRODUÇÃO: A abordagem do tema parte da necessidade de resgatar os valores culturais da nossa cidade, como também é uma forma de despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita.
           O folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular. É uma herança deixada pelos nossos antepassados e transmitidos para os alunos através de brincadeiras, adivinhas, danças, musicas, lendas, parlendas, adivinhas, provérbios brincadeiras de roda.
           Ao trabalhar este tema buscamos alem de incentivar o conhecimento da cultura brasileira como também, proporcionar aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore.


OBJETIVO GERAL: Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- conhecer algumas lendas e parlendas, brincadeiras, adivinhas, danças, musicas, adivinhas, provérbios brincadeiras de roda.
do nosso folclore;
construir um saco de fantasia com algumas representações folclóricas. 
- desenvolver a linguagem oral, como também a criatividade;
 - ler, recontar e ilustrar brincadeiras, adivinhas, danças, musicas, lendas, parlendas, provérbios   e brincadeiras de roda.
- compreender o significado do folclore;
- memorizar e reproduzir por meio do desenho ou da fala, rimas e parlendas;
-Fazer leitura deleite das advinhas,parlendas,lendas,trava-língua,provérbios.

METODOLOGIA
Durante o projeto, nas rodas de histórias, os alunos estarão conhecendo lendas (saci perere, iara, lobisomem, mula sem cabeça). O que são? Quais são as mais populares? A  cada dia uma nova lenda será contada e relembrada no dia seguinte, a fim de que os alunos participem e registrem  como quiser (desenho,reproduzindo na oralidade) a forma como entenderam.
Vamos trabalhar a parlenda:No saco de fantasia será colocado todas  fichas com parlendas, trava-línguas, imagens representando brincadeiras (como crianças pulando corda, pião, pipas, bolinhas de gude), objetos usados em brincadeiras (como bola para fazer chute ao gol), brinquedos. Para que os alunos se envolvam com o saco de fantasia, criando expectativas boas a respeito. Os alunos irá pegar uma ficha e dependendo da ficha os alunos irão fazer o que determina a ficha. Por exemplo se a ficha for um versinho conhecido, eles completaram a frase com a rima correta.


Outras parlendas serão trabalhadas no decorrer do projeto, pois algumas brincadeiras serão montadas com elas, como por exemplo, “parlendas embaralhadas, adoleta etc”.

Primeiro realizar a leitura apontando as palavras do cartaz   para as crianças memorizem.
Serão feitas algumas intervenções. (Pedir que crianças vá até o cartaz e aponte palavras reconhecida por ele.
CONTEÚDOS:
Recursos:
*      Instrumentos tecnológicos mídia ; TV, vídeo, slide, tablet
*      Livros, revistas, jornais, tinta guache e outros;
*      Espaço Físico;
*      Cartazes, figuras, fichas de leitura, livros sobre o folclore.saco de fantasias


Linguagem: capacidades- (1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-14-15-16-17-18-19-20).
Rotina de sala de aula (oração, regras de convivência, crachás).
Explorando os cartazes (roda do tempo, lista de chamada, calendário, quantos somos? Alfabeto e números) trabalhar as lendas, parlendas, adivinhas, trava língua
.
Trabalhando o alfabeto.

*      o que é o folclore?
*      o que são lendas e parlendas
*      letras iniciais e letras finais
*      adivinhas
*      lendas
*      parlendas
*      rimas
*      caça- palavras
*      bingo de palavras
*      alfabeto móvel
*      Matemática: capacidades (1-2-3-4-6-7-8-9-10-11-12-13-14-15-18)

*      relacionar números e quantidades;
*      diferenciar números e letras;
*      mais, menos e mesma quantidade;
*      representação de quantidades;
*      tamanho maior e menor;
*      usando a mídia tablet para que as crianças possam manuseá-lo, com brincadeiras do jogo da memória, encaixe na sombra correta.

*      Avaliação:
*      No decorrer do desenvolvimento do Projeto o professor estará observando as atitudes das crianças no desenvolvimento das atividades, avaliando os resultados alcançados através da participação de cada aluno e em grupo.


.






 CARTAZ DA PARLENDA


COLOCANDO O CARTAZ EM EXPOSIÇÃO NA SALA DE AULA.

HOJE É DOMINGO
PÉ DE CACHIMBO
CACHIMBO É DE OURO
BATE NO TOURO
O TOURO É VALENTE
BATE  NA GENTE
A GENTE É FRACO
CAI NO BURACO
BURACO É FUNDO
ACABOU-SE O MUNDO



 Utilizando o cartaz para estimular a leitura.
VAMOS LER A PARLENDA:

HOJE É DOMINGO
PÉ DE CACHIMBO
CACHIMBO É DE OURO
BATE NO TOURO
O TOURO É VALENTE
BATE NA GENTE
A GENTE É FRACO
CAI NO BURACO
BURACO É FUNDO
ACABOU-SE O MUNDO




AGORA ESCREVA AS PALAVRAS DA PARLENDA E CONTE AS LETRAS:



T
O
U
R
O
























C
A
C
H
I
M
B
O








































                                       ESCONDE- ESCONDE:

ESCREVA A PALAVRA SACI  PERERÊ  AO LADO DO DESENHO:

____________________________________

DESENHE UMA LENDA QUE VOCÊ CONHECE, ESCREVA DO SEU JEITO O NOME DESSA LENDA.














                                                        PARLENDA 


VAMOS LER  A PARLENDA ACIMA E PINTAR OS PEDACINHOS  QUE POSSSUEM O MESMO SOM:




CIRCULAR NA PARLENDA ACIMA COM A MESMA COR PALAVRAS QUE TERMINAM.
 COM: ÃO  E  PROCURE ESSES PEDACINHOS  NO CAÇA- PALAVRAS ABAIXO:
T
I
A
P
M
Ã
O
X
S
C
H
Ã
O
Z
B
C
U
T
I
A
D
C
I
P
Ó
F
V
Ó
C
O
R
A
Ç
Ã
O







                          






              FICHAS PARA LEITURA 










 LOBISOMEM


 IARA






 BOTO






 

 SACI-PERERÊ






MULA-SEM-CABEÇA




BOITATÁ







 CURUPIRA



 BOI BUMBÁ



 CACHIMBO



 TOURO




 LOBISOMEM
 IARA
 BOTO
 SACI-PERERÊ
 MULA-SEM-CABEÇA
 BOITATÁ
 CURUPIRA
 BOI BUMBÁ
 CACHIMBO
 TOURO

REPRESENTAÇÃO FOLCLORICA POR IMAGENS
PARA TRABALHAR O SACO DE FANTASIA
























































CONCLUSÃO  DA APLICAÇÃO DO SACO DE FANTASIA

Algumas atividades chamavam mais atenção do que outras, mas no geral todas as fichas foram bem aceitas. A cada criança que retirava uma ficha, uma nova atividade era realizada e assim a aula tornou-se muito mais atrativa e prazerosa. O que nos mostra que no cotidiano de pré-escolas e creches, das rubricas humanas o homo ludens deve prevalecer sobre o homo sapiens.
Uma brincadeira que causou surpresa foi O que é o que é? Não acreditávamos ser possível realizar com as crianças de 5 anos, no entanto nos surpreenderam com o resultado, com o empenho em adivinhar a resposta ou dizer algumas que conheciam.  Foi um  brincar pelo prazer de brincar.

                                                           VIDEOS







      



                                                





Referencias Bibliografia:

Matriz Curricular de Educação Infantil
Livro de história com mitos de nosso folclore
Livro didático: Dia-Dia do professor

ANEXOS